Orquídea azul

O nome é curioso. Considerando que não existe na natureza, a cor azul para orquídeas resta a pergunta: Por que as revistas começam a falar de orquídeas azuis?

Atualmente existem dois processos de manipulação de cor que transformam orquídeas brancas em azuis. Nesse artigo iremos mostrar que processos são estes e como adquirir e cuidar de uma tão rara e bonita orquídea azul.

orquídea azul

Técnica de infusão da cor na semente

Um dos tipos de orquídea Azul  que hoje é comercializada no Brasil surgiu como  resultado de um processo de manipulação química onde ocorre a injeção de tinta azul em orquídeas brancas. A substância azul é injetada antes da semente germinar e é absorvida graça a raiz de superfície esponjosa. Essa técnica foi inventada pelo engenheiro agrônomo Marcos Alexandre.  As flores de coloração azulada são produzidas em seu sítio em Holambra. A cor azul pode variar dependendo do processo ( algumas flores podem ter um tom mais claro de azul do que outras). O preço médio de uma dessas orquídeas manipuladas é de R$ 350,00.

Orquídea Blue Mystic

A Blue Mystic foi desenvolvida nos Estados Unidas, com uma técnica parecida com a descrita acima. A diferença é que a infusão da cor azul é aplica no caule. A substância azul não é tóxica e respeite os termos ambientalistas. As flores desabrocham em azul  ( a tonalidade vai depender da absorção de cada planta). Há de se observar que as florações subsequentes poderão ser brancas.

Como cuidar de uma Orquídea Azul

A orquídea azul requere cuidados especiais. Para cultivá-las você deve observar:

A quantidade de água: as orquídeas devem ser regadas de 1 a três vezes por semana. O melhor horário para a rega é no período da manhã. A água deve ser mineral ou de poço. Nos dias mais quentes é recomendado borrifar água sobre o corpo da planta.

A floração: Cada variedade de orquídea azul possui determina duração para suas flores. Algumas duram de 3-4 meses e outras não. A durabilidade média é de 30 dias.

A luminosidade: Se possível, procure colocar sua orquídeas próximas às janelas e áreas de boa circulação de ar. Ela não deve ser exposta a calor e a sol extremo. Apenas no primeiro horário da manhã ou no final da tarde.