Como Adubar Orquídeas

O adubo é uma etapa fundamental no cuidado de orquídeas. Os adubos geralmente são rotulados com 3 números, que apresentam  proporções de nitrogênio ( N) , fósforo ( PO)  e potássio ( K) . Este compostos juntos com cálcio, enxofre, ferro, sódio e magnésio são chamados  de macronutrientes e devem estar presentes nos adubos de boa qualidade.  

Pesquise antes de comprar

A primeira coisa a se observar antes de adubar uma orquídea é a qualidade do adubo. Busque referências, pesquise e prefira adubos ricos em macro e em micronutrientes. É recomendado alternar as marcas de adubo, isso porque se houver falta de algum nutriente em um tipo de adubo o outro tipo poderá suprir a carência.

Observação: Preste atenção para não adubar plantas que estão dormentes. Caso contrário você estará desperdiçando dinheiro.  Nesse período elas não precisam de nutrientes.

 Como atuam os compostos do adubo?

 O composto de nitrogênio está relacionado  com o desenvolvimento da planta , o fósforo auxilia na  produção de energia e todos os processos que envolvem a mesma ( floração, frutos, sementes) e  o potássio ajuda no armazenamento dessa energia e na retenção de água. Dessa forma, por definição, um adubo com mais nitrogênio irá contribuir para  o  crescimento da orquídea . Procure observar a porcentagem desse elemento principalmente se você for usar o adubo para uma orquídea jovem. Abaixo estão dispostos  as proporções adequadas dos compostos  nitrogênio, fósforo e potássio para cada tipo de orquídea: 

 Lembrando: N = nitrogênio, PO = fósforo, K = potássio

Orquídea jovem  = maior presença de nitrogênio ( 3N  – 1PO – 1K )

Orquídea adulta  ( prestes a florir) = maior presença de Fósforo ( 1N- 3PO-  2K)

Orquídea adulta ( fora da faser de floração = proporção normal ( 1N- 1PO – 1K)

 Os adubos de maior concentração de potássio são pouco usados em floricultura, pois este componente  auxilia a frutificação. Algumas pessoas usam apenas adubos com concentrações  para crescimento e outro para auxiliar na floração.  Utilizam uma marca durante seis meses e nos outros 6 meses trocam para outro fabricante. 

 Como a planta utiliza o adubo?

 As orquídeas absorvem o  adubo  através dos estômatos, estruturas que as plantas possuem na face de suas folhas.  Para poder aproveitar os alimentos elas necessitam, como muito divulgado, água,  dióxido de carbono e luz. A junção destes elementos na sua devida proporção irá auxiliar as plantas a crescerem saudáveis  e felizes. Alguns outros componentes também são necessários em quantidades  variáveis ( provenientes de matéria vegetal ou animal)  para transformar elementos minerais em carboidratos utilizáveis.
Esperamos que estas dicas sejam úteis a você e desejamos que suas orquídeas cresçam de maneira saudável e proporcionem momentos de alegria a todos!